A música brega em 2025 é marcada por uma forte presença nas plataformas digitais, com playlists atualizadas e a popularização do estilo nas redes sociais, especialmente no TikTok. O gênero se divide principalmente entre o brega funk (com ritmo agitado e batidas fortes) e o brega romântico/sofrência (com letras sobre amor, saudade e traição).
Nas trilhas sonoras de filmes aclamados pela critica, como "Ainda Estou Aqui" dirigido por Walter Salles, destaquei a música Take Me Back To Piauí de Juca Chaves. A playlist foi montada pelo diretor e outros profissionais, com o objetivo de retratar a época e a história dos personagens.
Com base nas trilhas sonoras de novelas recentes de 2025, como o remake de "Vale Tudo" e "Três Graças", algumas músicas que podem se encaixar na categoria "brega" ou ter um apelo similar incluem:
"Barato Total" – Liniker (presente na trilha de "Vale Tudo").
Músicas de Marília Mendonça & Cristiano Araújo (presentes na trilha de "Três Graças").
Músicas de João Gomes (também na trilha de "Três Graças"), que trazem elementos de piseiro e forró, gêneros que por vezes se assemelham ao estilo romântico e sofrido do brega.
"Porque Brigamos" (I Am... I Said) – Diana (um clássico do brega, pode ter sido usada em outras produções ou menções).
"Não Se Vá" (Tu T'en Vas) – Jane & Herondy (outro clássico).
O mercado de música brega também viu lançamentos e playlists populares em plataformas digitais ao longo de 2025, com artistas como Marcynho Sensação, Evoney Fernandes e Nadson O Ferinha em destaque, embora o uso específico dessas músicas em trilhas de TV possa variar. As novelas tendem a usar uma mistura de sucessos atuais e canções consagradas que se encaixam no tom da narrativa.
A trilha sonora de "Pablo e Luisão" inclui músicas bregas, mas a série usa um repertório amplo de gêneros, focando em canções que remetem à infância e juventude dos personagens e do criador, Paulo Vieira. Músicas como "Nós é Jeca, Mas é Joia" de Genésio Tocantins (a abertura), e canções de artistas como Nunes Filho estão presentes.
Por Edson Charles

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